quarta-feira, 31 de agosto de 2011

- Despertar poético

Despertar Poético
É necessário ter coragem para ser poético
Você precisa ser corajoso o bastante
Para ser chamado de tolo pelo mundo,
Mas somente então poderá ser poético.

O poeta nunca se desenvolverá no mundo da riqueza e do poder.
Mas, em sua pobreza, ele conhece
Um tipo diferente de riqueza na vida que ninguém mais conhece.

Depois de ter dançado nas linhas de outras estórias
Me descambei para a poesia,
Regenciado pelos sags e pelos zigs das asas dos pássaros
E os arranhões da janela do meu quarto e da janela dos meus óculos.

Há! Mas quem me dera se em meu coração
Houvesse uma pena tão leve e simples
Para eu poder poetizar a vida da forma mais simples possível!
Chegar no lago da praça
E falar sobre o movimento dos peixes,
Sobre a sutileza do bailar das águas do rio Pomba
Sobre a arte de viver por um motivo sem motivo.

Estou esperando celebrar a poesia com lançamento do meu livro de Poemas.
Você não sabe que é poeta até que alguém, ou algo, lhe diga isso,
E também não começa a escrever poemas do dia para a noite
Por decisão consciente e autodeterminada.
Ser poeta não é dom, mas exige um dom,
Que é o de se deixar perpetrar e ser conduzido pelo poético.

Há, no início da trajetória de todo poeta
Uma enorme quantidade de acasos, coincidências,
Sincronicidades e, também, uma boa dose de vivência emocional
Na vocação afetiva e no pendor amoroso, já que o amor, ou a falta dele,
Constitui-se no primeiro motor da nossa percepção de mundo.
É algo que acontece sem que haja intenção de que aconteça.

NOTA: Este meu livro “Pedaços de um Instante” é o primeiro editado na Gráfica de “O Imparcial” nos seus 115 anos de existência. Para mim, foi uma honra e uma satisfação muito grande ter esta oportunidade e a possibilidade de abrir as portas para este novo amanhã.

“Pedaços de um instante” é um livro todo de Rio Pomba, o autor, a capa, a 4ª capa, o Prefácio e muito de sua história. A partir de 13 de agosto, por iniciativa e o apoio do incomparável Dr. Vitório Caldoncelli foi muito elogiado em Búzios por ocasião do casamento de sua adorável filha Maïra & Julien. Na oportunidade, foi distribuído e autografado para franceses, americanos, gregos e troianos, demonstrando que a cultura não tem fronteiras.

Ontem e hoje está sendo lançado em Tiradentes onde está sendo, também, apresentada a 3ª Edição de “Receitas Cultura Humor”, ampliada, atualizada e melhorada.

É a globalização, é Rio Pomba para o Mundo.

Obrigado a todos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário