segunda-feira, 25 de abril de 2011

- Raízes


Imagem: casadatorre.org.br
Escavo a terra com a voz em pranto
Sulcando minhas raízes com as lágrimas que não choro.
Busco perpetuar os fatos acontecidos, portanto.
Procurando levar informaçõs para as geraçõs vindouras,
Compreendendo que, um dos grandes segredos de uma vida honrada,
É saber preservar as memórias dos antrepassados; desencanto!



O tempo leva tudo, mas as raízes permanecem.
O trem da vida queima toda lenha que encontra,
Porém a fuligem, depois de lançada ao ar,
Repousa em solo sagrado e fecundo.
Nele encontramos velhos e novos amigos.
Dentre os quais alguns acabaram de chegar,
Outros mudaram de vagão, muitos já desembarcaram.



Estou a procura de minhas raízes culturais e familiares
Observo pessoas observando as Raízes do Brasil,
Aquáticas, tuberosas, tabulares, aéreas, subterrâneas,
Quadradas, de samba, respiratórias, outras...
É importante estarmos bem onde formos plantados.
Quem lançou sementes pelo caminho, na certa criou raízes
Que unirão para sempre o solo em que pisou.



Não compreendo o silêncio das plantas.
Elas tão imponentes e tão importantes,
Eu falo demais e sou tão pequeno...
A vida é semelhante à água corrente.
Ela nunca flui para trás; procure raízes, ordeno!

Ensinar o caminho da felicidade aos filhos
É dar-lhes raízes e asas.
Raízes para que saibam onde é seu lar, seu aconchego.
Asas para voar e por em prática o que lhes ensinamos.



Fé, raízes, coisas do passado e despedidas...
Faz a gente viajar dentro de nós mesmos.
Ah, quantas lembranças, saudades, pessoas, momentos...
Que adianta ter um serviço gratuito para criar a minha
Árvore genealógica se não tenho informações corretas para inserir nela?



Pra mim, tão bom quanto "reencontrar minhas raízes",
É saber que elas estão pela aí também a me procurar.
Acho que ela têm cheiro da terra e noite de luar.
O importante é saber que podemos ser raízes a alguém presentear.

(Paródia sobre o assunto, de diversos autores, com o único escopo de levar cultura ao nosso povo)

Um comentário:

  1. RAÍZES
    ...à medida que o solo se esvai sob os nossos pés procuramos as raízes: é a constante busca de reequilíbrio. neste poema vigoroso, belo, expressivo...

    abraço fraterno Antonius

    ResponderExcluir