quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Prazeres da melhor idade...

  Espelhando-me em Rui de Castro & Warlei Da Costa de Oliveira

Páginas 122 e 123 do meu livro ANTOLOGIA EM PROSA & VERSSO




A voz no aeroporto anunciou
Quando íamos embarcar em CONFINS
COM DESTINO A MANAUS:
"Clientes com necessidades especiais
Crianças de colo, gestantes
Melhor idade e portadores do cartão SMILES
Terão preferência etc."

Num rápido exercício intelectual, concluí que
Não tendo necessidades especiais
Nem sendo criança de colo
Gestante ou portador do dito cartão
Só me restava a "melhor idade"
Algo entre os 60 anos e a morte.

Para os que ainda não chegaram a ela
"melhor idade" é quando você pensa
Duas vezes antes de se abaixar para pegar o lápis
Que deixou cair e, se ninguém estiver olhando
Chuta-o para debaixo da mesa

Ou, tendo atravessado a rua fora da faixa
Arrepende-se no meio do caminho
Porque o sinal abriu
E agora terá de correr para salvar a vida

Ou quando o singelo ato de dar o laço
No pé esquerdo do sapato equivale
Segundo o João Ubaldo Ribeiro
A uma modalidade olímpica.

Privilégios da "melhor idade"
São o ressecamento da pele, osteoporose
Placas de gordura no coração, pressão alta
Falência dos neurônios, as baixas de visão e audição
Falta de ar, obesidade e as disfunções sexuais
Ou seja, nós, da "melhor idade"
Estamos com tudo, e os demais podem ir lamber sabão.

Outra característica da "melhor idade"
É a disponibilidade de seus membros para
Tomar as montanhas de Rivotril, Lexotan e
Montanhas de remédios para o Diabetes.

Outro dia, bem cedo, um jovem casal cruzou comigo
Na Dr. Último de Carvalho no centro de Rio Pomba
Talvez vendo em mim ainda um boêmio da noites da Cidade Sedução
O rapaz perguntou: "Voltando da farra, Antônio Fábio?"
Respondi, eufórico: "Que nada!
Estou voltando da farmácia!"
E esta, de fato, é uma grande vantagem da "melhor idade":
Você extrai prazer de qualquer lugar a que ainda consiga ir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário