quarta-feira, 13 de agosto de 2014

VAMOS PARAR DE PERDER TEMPO - FELIZ ANO NOVO

                          31.012.2012

Pag. 136 do meu livro ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO


Poema escrito especialmente em homenagem aos amigos de Rio Pomba – FATOS & FOTOS

O valor de uma coisa não está no tempo que elas duram
Mas na intensidade com que acontecem
Por isso
Vamos parar de perder tempo...

Perde tempo quem julga sem conhecer
Até acho que devemos sempre olhar as virtudes
Com a vista desembaçada e com a mente aberta
Sugerir democraticamente soluções.

Perde tempo quem só vê defeitos
Que lhe faz mal ao fígado e à mente
Quem discrimina por tatuagens
Opção sexual, roupas, ou até mesmo opinião.

Quem não reconhece as diferença e as aprecia
Quem nunca senta para ver o pôr do sol, ou o luar
Quem coloca o trabalho acima de tudo
Quem só se sente feliz se a carteira estiver farta
Quem não tira foto porque se acha gordo
Quem não faz nada a não ser ficar sempre em frente à TV.

Estou tentando retratar minhas emoções
Falando do meu íntimo para sua reflexão
Sou um palco de sentimento expostos
Por isso penso que
Quem não arrisca,
Nunca está disponível para uns momentos de risada
Quem precisa sempre de uma desculpa
Para conhecer algum espaço da própria cidade
Feche a porta, mude o disco.

Estou tentando fazer um poema do meu jeito
Não tenho pretensões de ser Vinícius e nem Neruda
Mas não quero perder tempo
Como quem não ouve nenhuma música diferente
Do seu estilo e já determina não gostar
Quem tem vergonha de receber abraço
Quem tem vergonha de perguntar
E medo de recomeçar.

Quem nunca chega "naquela" garota por medo de receber um não
Não devemos acreditar que nunca somos capazes
Devemos fazer com que o sol seja luz
Não ter medo de se mostrar e sair para dançar.

Não devemos perder as oportunidades
Não vale a desculpa "ah se eu fosse mais novo"
Não tente interpretar esse meu poema
Ele já é uma interpretação.

Perde tempo
Quem não tem tempo de se exercitar
De sair da rotina, de sentar em outro lugar
De andar em outra rua, em outros passeios
De viajar à procura de conhecimento e aspirações
Para enxergar e compreender o mundo
Captando a essência dos lugares
O que nos aprimoram a cultura e a educação
De dormir em outra cama e de fazer novas amizades.

Quem perde tempo de falar mal dos outros
De ver só defeitos em tudo, de culpar os outros
E de não fazer nada pra mudar.

Quem nunca acha tempo pra ler
Aprender coisas novas, assistir a um filme novo
Ir ao teatro, quem não tem tempo de rezar
Quem não tem tempo de fazer caridade.

Há muitas formas de perder tempo
Mas eu nunca vi uma mais triste
Que quem acha que sozinho é a melhor maneira de ser feliz
Pois nascemos pra viver com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário