quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Voltando a ser criança

                                    07/SETE/2012

Publicado às páginas 141 e 142 do meu livro ANTOLOGIA EM PROSA & VERSO


Fernandina e eu fomos convidados a marchar no 7 de setembro
Como ex-alunos do Grupo Escolar São José
Na concentração na Cel. Antônio Pedro
Começou a marcha: um, dois, acertem o passo crianças
Na minha cabeça as lembranças daqueles tempos idos.

Embora utópico, estávamos todos voltando
Ao tempo melhor de nossas vidas
Agora para reaprender e conhecer melhor o mundo,
Colorindo-o de sonhos, vivendo o presente de forma livre,
Onde os adultos não conseguem viver
Porque é preciso ter pureza, inocência e humildade
No cumprimento do seu dever.

Estava naquele “um, dois” como apresentando
Um pedido de demissão da categoria de adulto
Comecei a pensar como se tivesse meus oito anos,
A acreditar que o mundo é justo
E que todas as pessoas são honestas e boas
Que tudo é possível
Fazer amigos sem saber os seus nomes
Com efeito
Por desconhecer o que é preconceito.

Não queria nem me lembrar de computadores que falham,
De notícias ruins dizendo adeus a pessoas queridas,
De contas a pagar... de fofocas.
Uns, dois, acertem o passo sussurrava com os da frente.

Pensava: chegando à praça vou jogar pedrinhas na água,
Comer moedas de chocolate, caju, manga Palmer e jabuticaba,
Além de mastigar chicletes e picolés, afinal sou criança novamente.
Se tiver chance vou jogar bola de gude
Jogar pião e brincar de garrafão.

Vivemos uma realidade tão dura que, às vezes,
Queremos voltar à infância, à época de fantasias,
Sem preocupações com decepções
E pressões de qualquer ordem.
Jesus disse que precisávamos nos tornar crianças
Para herdar o Reino dos céus...

Viva este momento,
Que não morra o espírito de criança que está em mim agora.
Criança é também aquele adulto
Que nunca esqueceu da criança que foi um dia.

Um, dois, acertem o passo!
Estou de mãos dadas com a vida,
Pois minhas intenções são as melhores.
Não tenho rancor, sô!
Passo vai, passo vem e eu pensando
Tenho um pouco de criança dentro de mim agora.


Batendo o bumbo e nós, crianças, marchando.
Perna direita, perna esquerda.
A bateria e as recordações nos ajudavam.
Olhe a cadência, observe a distância,
Olhe a cobertura, acerte o passo,
Mãos espalmadas mantendo a postura.
Chegamos.

Que alívio!

17 comentários:

  1. Maria Lúcia Costa Silva20 de agosto de 2014 às 12:52

    Parabéns Antônio Fábio da Costa e Fernandina Quintão. Assim vcs demonstraram tbm o amor e carinho por esta escola ,representando todos nós que com certeza, gostaríamos de ter estado aí com vcs. Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Sildo Vital Gaudereto20 de agosto de 2014 às 12:53

    Excelente suas impressões cívicas, Antonio fábio.A gente volta mesmo à nossa infância com nossos sentimentos mais puros.Parabéns por ter desfilado como ex-aluno dessa Escola centenária.Parabéns pela sua alegria e pelo menino que vc é.Realmente o menino que fomos um dia nunca sai de dentro de nós.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia que devia de estar !

    ResponderExcluir
  4. Jm Alvim DESFILE COMOVENTE....Uma vez criança, sempre criança. "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

    ResponderExcluir
  5. Natalia Alves parabéns pela alegria de viver deviamos ser todos assim!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns para você e Fernandina pela força que deram a essa escola.

    ResponderExcluir
  7. showwwwwwwww de desfile, parabéns

    ResponderExcluir
  8. showwwwwwwww de desfile, parabéns

    ResponderExcluir
  9. Show de desfile, parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Regina Ester Santini20 de agosto de 2014 às 13:04

    Fiquei emocionada, depois de ver passarem meus dois filhos: Gabriela com o antigo uniforme vermelho e Rafael na fanfarra, fui surpreendida pelo pelotão que você e outro belo menino encabeçavam.Tantas pessoas queridas, tanta alegria, de voces e dos que pela calçada viram o passado retornando na cadência um, dois. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Antonio Fábio e todos que representaram nossa querida Escola São José.Foi emocionante...

    ResponderExcluir
  12. Que legal,parabénns mesmo pra vc e fernandina,bjao...

    ResponderExcluir
  13. adorei a sua cronica.E, por incrível que pareça, viemos do Rio para tb. participar do desfile de comemoração de 100 anos da Escola Normal Nossa Senhora do Carmo.
    Estamos a 7 anos à frente de sua escola.Rss
    Fiquei tão emocionada, que cheguei a chorar com o que li, pois foi realmente isso que sentimos tb ao desfilar.
    Um ab
    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  14. Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio20 de agosto de 2014 às 13:11

    O espírito de criança lhe deu asas à imaginação. Sua crônica inspiradíssima merece nota 10. Imagine minha emoção lá no palanque quando tive a oportunidade de aplaudir toda aquela ala composta de amigos. Demonstrando patriotismo e marchando com garbo vcs representaram muito bem todos os ex-alunos e ex-professores da escola. Parabéns!...

    ResponderExcluir
  15. Sinto-me honrado com todos os comentários, mas peço licença para explicar quem é Maria Luíza Ferrari que também me honrou com seus elogios. Maria Luíza assinava até pouco tempo a última página (de culinária) da Revista Caras. Ela é poeta, escritora, tem diversos livros de culinária e é amiga nossa. Nós a conhecemos no Festival de Tiradentes onde seu filho é um dos coordenadores. Produziu o livro da Carolina Ferraz, uma das esposas do Cadinho da novela. No Xlll Festival estávamos todos juntos no Butiquim. É mole? São pessoas maravilhosas. Maria Luíza vc tem que conhecer meu livro mais novo lançado no último Festival. Não nos encontramos desta vez. Fui na último semana. Deve ser por isso. Imagino que a escola que vc desfilou deva ser de Cataguases, sua cidade natal.
    Receba o agradecimento e um forte abraço de um dos seus fãs.
    Obrigado Carmen Lúcia, ao Sildo e todos de um modo geral pelas palavras maravilhosas que me incentivam a perseverar ...

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir